quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O sopro dos ventos em Trípoli

Olhem com fica o chão!


Dá para gostar?



Aqui constantemente sopram ventos e junto com o vento vou despertando sentimentos que estavam escondidos e que eu nem lembrava mais que existiam. Tem momentos que ele me faz muita raiva. Chega fazendo estragos, sujando, trazendo lixo e empoeirando cada cantinho da minha casa. Já acordei com choro e uivos e senti medo até descobrir que era o "danadinho". Até acho que ele é primo do Saci Pererê! Tem dias que ele canta e aos poucos vamos nos entendendo. Quando ele sopra mais forte recebe o nome de Ghibli (popular). O ar fica quente e seco e ele chega do Saara com tempestades de areia muito fina (um pó) que vai formando uma nebulosidade e vai ficando difuso o que dificulta a nossa visibilidade. O céu que sempre é de um azul lindo vai se tornando amarelo. E ele deixa aquele ar de mistério, meio fantasmagórico mas ao mesmo tempo com encanto e beleza. Outro dia eu estava muito concentrada colocando meus e-mails em dia, quando escutei um barulho vindo da sala, parecia que alguém estava tentando abrir a porta. Como tem acontecido assaltos a casa de estrangeiros fiquei alerta e liguei o som, mas o terrível ladrão continuou balançando e batendo na porta cada vez mais forte. Meu coração estava disparado. Daí as janelas e o portão lá de fora começaram a bater e para meu alívio descobri que eu estava sendo atacada pelo "terrível Ghibli." Entender é uma coisa, agora gostar tá difícil!

2 comentários:

  1. Ei Tia Wal...

    Este texto me lembrou uma poesia que escrevi há uns dois ou tres anos...aqui vai um pedacinho :

    "Lá fora
    A uivante ventania
    Levava pra longe
    As dolentes folhas
    Caídas naquela tarde cinzenta e fria,
    Escondida dos raios de sol,
    Desviados, encobertos...
    Quase escura...

    Notas sociais -

    Este fim de semana passado, 14-16/02/2010, estiveram em BH, Rafael e Nanda, apresentando "in persona" a herdeira Valentina.
    Claro que os avós, tios e primos tiveram que colocar babadores em suas vestimentas para poder apreciar a beleza de tão cintilante criaturinha.
    Realmente ficou provado que o acróstico composto quando do nascimento da pequena foi, em muito, subestimado pelo autor, talvez um dos mais babões que à sua presença foi levado.
    A princesa deslocou-se de colo a colo, com simpatia e sorrisos amplos - sua marca registrada e que permanecerá com "nosotros acá" - provocando até descadeiramento em sua tia-avó Patricia que ainda não se recuperou do estrago que o carregar da Princesa causou-lhe. Mas como tendo sido por causa de impossivel recusa, ela toma prazerozamente seus comprimidoa para dores musculares.
    Devo escrever a respeito em meu blog sobre este inefável acontecimento, inclusive com "photos about" .
    Ainda em processo de recuperação do enorme prazer causado pela estonteante visita, despeço-me com uma singela homenagem, relembrando o Acróstico de Valentina.
    Au revoir.



    V iceja no Campo a mais linda flor, que a
    A urora de um dia pôde contemplar...
    L írios, gerânios, margaridas se opacam
    E nquanto o esplendor desta flor vem sem par...
    N ascida do amor, traz a luz, desce o véu
    T ecido do encanto de estrelas do céu...
    I nspirai, oh! Poetas, preparai-vos, Pintores,
    N asceu Valentina,
    A dágio de amor entre versos e flores....

    ResponderExcluir
  2. Ti Rodrigo

    A Valentina nasceu com o dom da simpatia e pureza e você com o talento e a sensibilidade. E euzinha fico daqui, bem longe, contando os dias para começar a tomar meus comprimidos para dores musculares...

    ResponderExcluir